Esporte: formação e saúde

Esporte: formação e saúde
Esporte: formação e saúde

Venho de uma família dedicada aos esportes. Várias pessoas na família são ou foram atletas. Eu comecei jogando bola, brincando, como deve ser na vida de toda criança. Aos seis anos de idade iniciei no judô, que pratiquei por três anos. Apesar de muito novo, ou melhor, justamente por ter começado cedo, o aprendizado no tatame são relevantes até os dias atuais.

Cheguei a treinar handebol com o professor Luiz Tamba, mas, eu sempre amei o futebol e me recordo que nos tempos da escola eu e os amigos sincronizávamos os nossos relógios com o relógio da escola para poder chegar na quadra antes que as outras turmas. Às vezes, um de nossos amigos conseguia ir ao banheiro para já ficar guardando a quadra para nós outros. Assim era nos tempos do Colégio São Gonçalo, quando cheguei a treinar na equipe do professor Sílvio e era buscado até em casa pelo professor Gil, do Uirapuru. Porém, aos treze anos tive um problema no joelho que me causava muitas dores em decorrência do crescimento dos nervos e descompasso com o crescimento ósseo. Precisei parar.

Naquele mesmo ano, o amigo Kleber Tocantins e mais outros amigos me chamaram para entrar na academia de taekwondo. Eles eram bons de luta mesmo e alguns até gostavam de uma briga nos fins de semana. Passei alguns dias conhecendo a academia, vendo as aulas e em 1988 me matriculei na Shin Taekwondo Club, academia do renomado Grão Mestre Kwang Soo Shin.

Eu me dediquei muito, fazia por amor, criei laços de amizade para a vida toda. Na maior parte do tempo fui treinado pelo amigo e hoje Grão Mestre Marcos José dos Santos, que foi um grande atleta naquele tempo, tendo vencido campeonatos nacionais e internacionais.

Como eu me dedicava muito, sempre fui aprovado em primeiro lugar em todos os exames de graduação – troca de faixa. Houve uma ocasião, inclusive, na qual fui avaliado por dois Grãos Mestres, Luiz Kobayashi e Jung Rool Kim, e eles me fizeram pular uma faixa, chegando numa graduação superior pelo modo como desenvolvi o que era devido num desses exames. Cheguei à faixa preta após longos sete anos de treinos com raras interrupções para tratamentos de algumas lesões naturais. Algum tempo depois, fui aprovado, novamente pelo meu mestre Shin, para o segundo dan, mas não fiz mais exames após essa graduação, nada obstante nunca tenha me afastado totalmente do taekwondo.

Trabalhei por anos como professor, organizei torneios, trabalhei em diversos campeonatos, mas também nas funções administrativas da Federação de Taekwondo do Estado de Mato Grosso, como assessor jurídico, diretor e até vice-presidente, sempre em apoio ao amigo e presidente Hélio Ribeiro. Em 2018 conseguimos trazer para Mato Grosso o campeonato brasileiro, fato que me deixa muito satisfeito.

Sei que ao longo das últimas décadas, as artes marciais têm ocupado um relevante papel na formação do caráter de adultos e de crianças, porque, se levadas a sério, elas podem ser caracterizadas como filosofia de vida e esporte, isto é, uma mescla de teoria e prática de doutrina-oriental-meio para o desenvolvimento espiritual que, por sua vez, faculta o desenvolvimento mental e físico do ser humano.

A expressão “marcial” decorre da origem militar das artes marciais, cujo objetivo nas antigas nações orientais era o de formar exércitos de soldados super-disciplinados e qualificados para defenderem seu território. Esses valores podem ainda ser alcançados.

O taekwondo é uma das artes marciais mais praticadas em todo o mundo na atualidade. De origem coreana e tendo se espalhado pelo ocidente, principalmente, entre as décadas de 1960 e 1970, a “arte dos pés e das mãos”, ou o “caminho dos pés e das mãos” chegou a Mato Grosso em 1982, pois foi o destino de um dos primeiros grão-mestres que vieram da Coreia.

Kwang Soo Shin, o estimado, mui respeitado e tão conhecido mestre Shin, após alguns anos em São Paulo, tendo lecionado no Esporte Clube Pinheiros, fundou na avenida Marechal Deodoro, no bairro Santa Helena, em Cuiabá, a ShinTaekwondo Club, berço de valorosos taekwondistas brasileiros.

E hoje o taekwondo é praticado em diversas academias e escolas, pois traz inúmeros benefícios para pessoas de todas as idades, mas, sobretudo, para as crianças, por estarem em formação, sendo que os principais são:

a) contribui para a formação da retidão do caráter (cidadão de bem) por meio do desenvolvimento de virtudes como a humildade e o respeito

b) estimula o desenvolvimento da autoestima

c) desenvolve a coragem, a capacidade de concentração, a disciplina,a desinibição, a autoconfiança, a autovalorização, o autodomínio físico e emocionale o senso e desejo de justiça

d) auxilia na coordenação motora, no fortalecimento do corpo e na sua flexibilidade

e) estimula o prazer de estar em movimento, de aprender e se aperfeiçoar, conhecendo e superando a si mesmo

f) ensina a se defender e a ser pacífico

g) desenvolve a união entre as pessoas e faculta o nascimento e o estreitamento dos laços de amizade

h) desenvolve o civismo e patriotismo

i) fortalece o sistema imunológico, dentre outros tantos benefícios outros

Todavia, para se alcançar tais resultados é fundamental que haja uma conjugação de fatores, dentre os quais destaca-se: o(s) professor(es) ou mestre(s); o local; o ambiente; a participação dos pais.

Aprende-se que, ao ver uma pessoa lutar, caminhar, falar ou de qualquer forma se portar será possível saber quem foi seu mestre, pois a tendência é que o discípulo reproduza o que aprendeu.

A força do exemplo arrasta, ao passo que as palavras ou as orientações não vivenciadas são frágeis e mortas. Daí a necessidade de o professor ou mestre estar vigilante para o seu papel de ser referência o tempo todo, não somente no dojan (local em que se treina), mas o tempo todo e nas mais diversas circunstâncias.

É necessário que a academia não seja apenas um local de prática desportiva, mas de puro e pleno respeito mutuo. Conquanto o taekwondo seja um esporte olímpico cercado de tecnologias modernas (nada obstante tal caráter tenha desvirtuado a beleza da luta e a riqueza das técnicas), é importante ter em mente que se trata de uma arte marcial, e isso sim possibilita uma infinidade de oportunidades de crescimento.

Para tanto, algazarras, assovios displicentes, falta de ordem, sujeira de toda ordem, maledicência, ironias intempestivas, posturas para se sentar ou se portar em pé, distrações equivocadas, condutas arrogantes e prepotentes, vestimentas esdruxulas, desorganização de todos os materiais e de cada canto, troca de roupas em local indevido, dentre outros tantos comportamentos irregulares não devem fazer parte do ambiente.

Também é fundamental que os pais conheçam e convivam com o professor ou mestre no ambiente de treinamentos e aprendizados. Os pais têm muito a contribuir e a colaborar, também, e talvez se permitam aprender valores relevantes para suas vidas.

Com a observância dos citados requisitos, os professores ou mestres, juntamente com os pais dos alunos lograrão alcançar o fim colimado que é tornar realidade todos os benefícios acima expendidos, levando-se em conta que educar é a arte de formar caracteres, e o taekwondo tem tudo para ser extremamente relevante na infância e para toda a vida do seu praticante.

NATAÇÃO E CICLISMO

Devido a necessidade de perder peso para aliviar dores no joelho, o que me impedia de praticar o taekwondo, apesar de relutar, me matriculei na academia de natação Golfinho Azul. Aprendi com Harvey, Jean, Josi, Maria, Yuri e outros bons professores.

O mais interessante é que eu gostei muito mais do que eu poderia imaginar, ao ponto de confessar que me arrependo de não haver iniciado antes.

É um esporte altamente terapêutico, salutar em todos os aspectos e preventivo.

E agora, incentivado por minha esposa que é triatleta, comecei a pedalar. A sensação a cada “pedal” é boa demais: liberdade, superação, aprendizado, antiestresse.

Além disso, o fato de poder praticar em grupo é sempre muito bom para fortalecer os laços de amizade.

Esporte é uma necessidade para todas as pessoas!

Nestor Fidelis.

Sobre o Nestor Fidelis

Família, formação, esporte, carreira, opniões e muito mais...

Atividades

Confira nossa agenda de trabalho

Prioridades

Conheça nossas PRIORIDADES

NOSSAS PRIORIDADES

Apoio aos Municípios

Venho de uma formação idealística, acadêmica e profissional que me levaram a ser um amante e defensor do municipalismo como meio de se alcançar o desenvolvimento, o progresso das cidades...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

O tratamento das doenças emocionais pelo SUS

No ano de 2016 o portal jornalístico na internet Veja.com apresentou uma matéria interessante sobre uma questão comportamental e muito trabalhada por diversas religiões, sob o enfoque da científico-moderno, merecendo, por...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Uma nova educação

Do mesmo modo como atualmente, no Brasil da pandemia, percebeu-se que o SUS é fundamental para a manutenção da vida e da saúde das pessoas, é urgente reconhecer que a...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Agricultura Familiar e Regularização Fundiária em Parceria com Municípios e a Faixa de Fronteira

É muito bom saber que Mato Grosso lidera o crescimento do produto interno bruto brasileiro, alavancado pelo agronegócio, ao mesmo tempo em que lamentamos o fato de isso ainda não...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Gestantes e bebês: saúde e cuidados

Existe um elevadíssimo número de óbitos de mulheres gestantes em Mato Grosso. A maioria dessas mortes decorrem de doenças facilmente detectáveis e que, com tratamento adequado, são plenamente evitáveis. Com um...

Mais detalhes

Últimas do Blog

Confira as últimas publicações no nosso blog

Depoimentos

NESTOR FIDELIS

Fale com o Nestor! Será uma satisfação ajudar...

Envie assuntos ou demandas de sua Região, Cidade ou Bairro localizados em Mato Grosso, Brasil.