O programa De Cara Limpa Contra as Drogas, da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, se tornou conhecido pelas atividades diferenciadas de prevenção ao uso de drogas junto a crianças e adolescentes. O encerramento das atividades do ano de 2013 foi apresentado, na tarde desta terça-feira (10.12), em evento no auditório da sede da Polícia Civil, em Cuiabá, que contou com a presença de autoridades policiais e secretários estaduais e municipais.
A delegada titular da DRE, Alana Cardoso, acredita que o engajamento dos policiais voluntários, a ajuda dos parceiros e o envolvimento do público juvenil são fortes indicativos do resultado positivo do De Cara Limpa Contra as Drogas no enfrentamento as drogas. “Esse é um momento de celebração, de alegria, de agradecimentos, pois o De Cara Limpa é fruto de muitas mãos e busca ir além da escola para atingir um publico maior”, destacou.
O De Cara Limpa Contra as Drogas nasceu, em 2008, na cidade de Campo Novo do Parecis (396 km a Noroeste), da vontade e determinação de se fazer “algo mais”, além da repressão ao tráfico de drogas. “O que era uma ideia foi transformado em projeto e depois no programa social desenvolvido já há seis anos no Estado de Mato Grosso por voluntários da instituição e de outras”, destacou o delegado geral da Polícia Civil, Anderson Garcia. “O programa apresenta crescimento ano a ano e isso é fruto da dedicação de todos os policiais e parceiros”, acrescentou.
A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sedjudh) é também parceira do programa. Entre as áreas de competência da Secretaria Adjunta de Justiça estão as Políticas de Defesa ao Consumidor e as Políticas Sobre Drogas. O secretário adjunto de Justiça, Nestor Fidelis, recebeu agradecimentos do 'De Cara Limpa Contra as Drogas' pelo apoio nas ações de prevenção e enfrentamento as drogas. Ele preside o Conselho Estadual de políticas sobre Drogas, o Comitê Gestor do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas; e o Comitê Gestor Estadual do programa 'Crack, é possível vencer'.
"Nossa gratidão, em nome de todos aqueles que trabalham por um Mato Grosso com menos drogas e com mais qualidade essencial de vida, aos companheiros da Polícia Judiciária Civil pela homenagem que nos motiva a buscar ser merecedores a cada dia. Realmente, o projeto "De Cara Limpa" é fundamental, razão pela quem temos falado dele por onde passamos em nosso estado de Mato Grosso", ao encerrar agradeceu o apoio dos servidores da Coesd, e do secretário de Justiça e Direitos Humanos Luiz Antonio Pôssas de Carvalho. |