Drogas: Sejudh reúne municípios do Oeste para orientar a elaboração de plano

Drogas: Sejudh reúne municípios do Oeste para orientar a elaboração de plano

O secretário-adjunto de Justiça, Nestor Fidelis, que também é presidente do comitê-gestor estadual do programa "Crack, é possível vencer", participou nesta quarta-feira (06) em São José dos Quatro Marcos (315 Km de cuiabá) de reunião para orientar a elaboração do plano de trabalho a ser apresentado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste de Mato Grosso (Cisomt) à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad). O objetivo é de aprovar definitivamente adesão do consórcio junto ao programa federal.

"Este trabalho facultará a entrada dos municípios do Oeste de Mato Grosso no maior programa de políticas sobre drogas já existente no Brasil, e a forma consorciada já é referência para as demais regiões do estado e do país", comentou Fidelis, já traçando um panorama das políticas sobre drogas no estado e no Brasil. Ele esteve no Ministério da Justiça, em Brasília (DF), e o secretário nacional Vitore Maximiliano mostrou-se satisfeito com a proposta de união de diversos municípios para ingresso no programa "Crack, é possível vencer", que a princípio somente aceita municípios com mais de 200 mil habitantes. 

Na reunião foi lido um ofício enviado ao Cisomt pelo secretário nacional cumprimentando o presidente do consórcio, prefeito Carlos Bianchi, pela iniciativa pioneira que levará para a região Oeste, sem contrapartida financeira local, estrutura para ações das políticas sobre drogas nas áreas de tratamento, prevenção e autoridade. O prefeito preside o comitê gestor intermunicipal do programa e salientou a finalidade de fazer com que o Cisomt atenda aos municípios consorciados em diversas frentes relacionadas à saúde pública, citando, como exemplo, o projeto de recolhimento de pneus, como forma de combate à dengue. "Esses pneus serão levados pelo Cisomt até o Ecoponto, deixando de ser ponto de proliferação do mosquito no período das chuvas".

Autor(es): WILLIAN FIDELIS Assessoria/Sejudh-MT
Fonte: Sejudh