Sejudh orienta comunidades terapĂȘuticas sobre procedimentos

Sejudh orienta comunidades terapĂȘuticas sobre procedimentos

 A Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realizou uma série de visitas às comunidades terapêuticas de Mato Grosso, com o propósito de verificar os procedimentos destas instituições e as medidas usadas para diminuir a dependência química de usuários.

 

No mês de setembro algumas destas comunidades foram fiscalizadas e receberam orientações sobre os procedimentos utilizados de acordo com a legislação. A Coordenadoria de Políticas sobre Drogas do Estado de Mato Grosso (Coesd), efetuou os trabalhos em parceria com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Corpo de Bombeiros e Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

 

De acordo com Lenice Santos, gestora da Coesd, o papel da coordenadoria é orientar sobre o tratamento e reinserção social dos usuários ou dependentes, e inspecionar as Comunidades Terapêuticas do Estado, facilitando a sua adequação à legislação vigente. “Colaborando ainda com os Poderes Executivo e Legislativo estabelecendo dotações orçamentárias necessárias à realização das políticas públicas destinadas à prevenção, ao tratamento, à reinserção social e ao combate ao tráfico de entorpecentes, a Sejudh também incentiva a redução dos custos no orçamento público da saúde, assistência e sistema prisional, que são custos de média e alta complexidade”, destacou o secretário Luiz Antonio Pôssas de Carvalho.

 

O secretário Adjunto de Justiça, Nestor Fidelis, contou que a gerência tem desenvolvido um trabalho de conscientização e monitoramento nas Comunidades Terapêuticas. “Desta forma conseguimos garantir a qualidade no atendimento aos residentes. Além do trabalho de prevenção e proteção a sociedade das drogas, ainda tem como objetivo reduzir a violência e os crimes, que na maioria deles são cometidos sob o efeito de álcool e outras drogas”.

 

O gerente de Prevenção e Municipalização, Neio Lúcio Monteiro, e a representante da UFMT, professora e conselheira Delma Perpétua, acompanharam as visitas e orientando sobre o acolhimento aos residentes.

Autor(es): RODRIGO MACIEL MELONI / CAROL ZATTAR - Assessoria/Sejudh-MT
Fonte: http://liferayee.mt.gov.br/web/sejudh/-/sejudh-orienta-comunidades-terapeuticas-sobre-procedimentos