Gestantes e bebês: saúde e cuidados

Existe um elevadíssimo número de óbitos de mulheres gestantes em Mato Grosso. A maioria dessas mortes decorrem de doenças facilmente detectáveis e que, com tratamento adequado, são plenamente evitáveis.

Com um acompanhamento técnico adequado a ser prestado pelo SUS às gestantes, tanto na fase pré-natal, quanto no parto e logo após o nascimento do bebê, com economicidade, é possível evitar essas mortes, tendo-se em vista os inúmeros estudos que apontam como causas principais dessas ocorrências as infecções que muitas vezes levam a prematuridade, a diabetes gestacional, a hipertensão, a malformação congênita, mas também a sífilis; doenças derivadas do HIV; complicações na placenta; dentre outras doenças que podem ser diagnosticadas com os exames adequados durante o acompanhamento pré-natal e o monitoramento da gestante por uma equipe de profissionais capacitados e atualizados.

Aliás, em muitos estados rede existente para a coleta de sangue para o Teste do Pezinho se utiliza da mesma tecnologia para a realização dos exames sorológicos que compõem os protocolos do pré-natal com custo bastante reduzido e que poderão ser ofertados pelo SUS, dando maior agilidade e possibilitando o acompanhamento e monitoramento de muitas patologias que representam riscos de óbito fetal.

Outro significativo fator que contribuiria sensivelmente para evitar as mortes das gestantes, conforme concluem vários estudos técnicos que podemos encontrar sem muito esforço na internet, seria a realização de acompanhamento precoce das mulheres em gestação, com a aplicação de exames periódicos e de investigação sobre os costumes sociais da gestante, tais como o uso de álcool, tabaco e outras drogas lícitas ou ilícitas, com o fito de melhor orientação em cada caso, haja vista que durante a gestação o corpo da mulher sofre com diversas mudanças de ordem psicológica, hormonal, dentre outras, fatores estes que podem agravar a preexistência de alguma doença até então desconhecida.

Defendemos a tese de que a qualificação permanente em serviço oferecida gratuitamente aos profissionais de saúde pelo portal de Boas Práticas IFF/FIOCRUZ/MS, pelos Programas de Telemedicina da UFMT, pelas capacitações oferecidas pelo Telesaúde e pela Escola de Saúde Pública de Mato Grosso, deveria requisito indispensável para a avaliação de desempenho dos servidores públicos de saúde, a fim de que efetivamente haja um melhor acompanhamento e monitoramento das gestantes, principalmente àquelas que são portadoras de diabetes gestacional, hipertensão e infecções urinárias que representam a maior incidência dentre os fatores de risco para a mortalidade materna em nosso estado.

A Organização Mundial da Saúde entende como tolerável as mortes evitáveis de gestantes na ordem de até 30% dos casos de óbito. Mato Grosso está perto de 75%, ou seja, não há política de saúde voltada para as gestantes, para a vida que gera a vida.

Isso poderia estar sendo realizado em parceria com municípios ou com os consórcios intermunicipais de saúde. É possível salvar mais vidas! E a esperança alicerçada em dados técnicos, bem como a intenção de colaborar, nos motiva a continuar aprendendo e servindo da forma que nos seja possível.

***

Uma simples gravidez para as pessoas de baixa renda tem se tornado um grave problema que alcança não somente o próprio núcleo familiar, mas também outros setores da sociedade e o próprio Poder Público, sobretudo nas áreas da saúde e da assistência e promoção social.

Isso porque muitas dessas mulheres gestantes não tem condições financeiras nem para buscar um atendimento nas unidades de saúde pública, deixando, assim, de fazer o acompanhamento pré-natal que é tão necessário. Em outras palavras, há mulheres gestantes que não tem dinheiro para pagar o transporte público, deixando de receber a atenção básica prestada pelos municípios.

O Poder Público deve conceder passe-livre para as gestantes no transporte público coletivo!

Não é necessário que elas comprovem um cadastramento em qualquer serviço público de atenção às gestantes, da mesma forma que ninguém deseja ingressar no Poder Judiciário com alguma medida visando a garantia desse direito fundamental que, no caso dos municípios que não tenham legislado sobre a matéria, pode ser estabelecido por decreto, ainda mais em período de calamidade ou pandêmico.

Nestor Fidelis

Prioridade

Gestantes e bebês: saúde e cuidados Gestantes e bebês: saúde e cuidados

Prioridades

Conheça nossas PRIORIDADES

NOSSAS PRIORIDADES

Apoio aos Municípios

Venho de uma formação idealística, acadêmica e profissional que me levaram a ser um amante e defensor do municipalismo como meio de se alcançar o desenvolvimento, o progresso das cidades...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

O tratamento das doenças emocionais pelo SUS

No ano de 2016 o portal jornalístico na internet Veja.com apresentou uma matéria interessante sobre uma questão comportamental e muito trabalhada por diversas religiões, sob o enfoque da científico-moderno, merecendo, por...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Uma nova educação

Do mesmo modo como atualmente, no Brasil da pandemia, percebeu-se que o SUS é fundamental para a manutenção da vida e da saúde das pessoas, é urgente reconhecer que a...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Agricultura Familiar e Regularização Fundiária em Parceria com Municípios e a Faixa de Fronteira

É muito bom saber que Mato Grosso lidera o crescimento do produto interno bruto brasileiro, alavancado pelo agronegócio, ao mesmo tempo em que lamentamos o fato de isso ainda não...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Gestantes e bebês: saúde e cuidados

Existe um elevadíssimo número de óbitos de mulheres gestantes em Mato Grosso. A maioria dessas mortes decorrem de doenças facilmente detectáveis e que, com tratamento adequado, são plenamente evitáveis. Com um...

Mais detalhes

Atividades

Confira nossa agenda de trabalho

Sobre o Nestor Fidelis

Família, formação, esporte, carreira, opniões e muito mais...

Últimas do Blog

Confira as últimas publicações no nosso blog

Depoimentos

NESTOR FIDELIS

Fale com o Nestor! Será uma satisfação ajudar...

Envie assuntos ou demandas de sua Região, Cidade ou Bairro localizados em Mato Grosso, Brasil.