O tratamento das doenças emocionais pelo SUS

No ano de 2016 o portal jornalístico na internet Veja.com apresentou uma matéria interessante sobre uma questão comportamental e muito trabalhada por diversas religiões, sob o enfoque da científico-moderno, merecendo, por isso, nossa atenção. A manchete era bem sugestiva: “Perdoar faz (muito) bem à saúde”. Segundo a reportagem, um estudo publicado recentemente no boletim científico “Psychology Journal of Health” comprova que as pessoas que conseguem perdoar seus próprios equívocos, e também perdoar aos outros, logram se proteger dos malefícios do stress.

E pelo que informa a revista Time, a mais tradicional do mundo ocidental, estudiosos da Luther College e da Universidade da Califórnia, ambas norte-americanas, recolherem 148 questionários que foram entregues para jovens adultos para avaliarem o nível de stress de cada um em suas vidas, bem como a aptidão para perdoar e sua relação com a saúde física e mental. A conclusão foi fantástica. Embora todos relatassem as experiências-desafio que lhes ensejaram alcançar altos níveis de stress, “entre os indulgentes os problemas físicos e mentais decorrentes da vida estressante desapareciam. Exatamente. Desapareciam”.

Por conseguinte, também restou comprovado que as pessoas que não conseguem perdoar, ou que sofrem mais para perdoar a si mesmas ou a outrem, sentem um peso emocional que, somatizado, gera problemas físicos maiores em comparação àqueles menores efeitos pelos quais passam quem perdoam com mais facilidade.

O principal pesquisador deste tema, o professor de psicologia Loren Toussaint, também concluiu: que as pessoas que já desenvolveram a “tolerância” tem mais habilidade para lidar com as adversidades da vida ou ter uma atitude mais proativa e suave perante os desafios; e que é plenamente possível aprender a perdoar, trabalhando-se intimamente ou em sessões de terapia.

Numa palestra que fizemos na semana passada trouxemos a experiência de Louise Hay, psicóloga norte-americana que nos deixou em 2017, aos 90 anos, tendo produzido um brilhante trabalho no campo literário e acadêmico. Ela é considerada, inclusive, a precursora da literatura de autoajuda, pois escreveu sobre suas experiências desde a década de 70 e 80, quando atendia voluntariamente a um pequeno grupo de portadores do HIV, e em pouco tempo tornou-se um fenômeno de psicologia com empatia. E mais, tendo sido diagnosticada com câncer, resolver aplicar nela mesma as técnicas de respiração, meditação e visualizações nas quais entrava em comunhão e conciliação com cada célula de seu corpo, enquanto a ciência tradicional recomendava atacar a doença.

Para Louise Hay as doenças tem origem nas nossas próprias emoções em desequilíbrio. Ela também defendia a tese segundo a qual o perdão a si mesmo e ao outro é um passo sem o qual não se resolve as doenças físicas, que seriam efeitos das doenças emocionais.

Atualmente, existem diversas frentes das ciências psicológicas que se somam a todos esses estudos, dentre elas a psicologia transpessoal, a psicologia positiva, o body talking, a terapia EMDR, dentre outras.

No entanto, as doenças chamadas por alguns como existenciais não alcançam apenas pessoas que tem condições financeiras para custear um tratamento privado. Depressão, tendência suicida, necessidades de tratar de fobias, traumas e toda celeuma que inibe o potencial criativo das pessoas já são reconhecidas como patologias que necessitam de tratamento, ou seja, já se reconhece que não se tratar de “frescura”.

Por isso, é fundamental que o SUS – Sistema Único de Saúde, tantas vezes atacado, ridicularizado, mas que nestes tempos pandêmicos vem salvando vidas coletivamente, preste esse tipo de serviço público gratuitamente para os seus usuários, com todas essas técnicas cientificamente reconhecidas e aprovadas, aplicáveis a cada caso de acordo com a situação específica.

Urge humanizar os serviços na prática, sem posturas populistas, mas levando ao cidadão e à cidadã meios de se autopromoverem, de se acolherem, de se sentirem mais livres, mais felizes. Afinal pessoas felizes adoecem menos, causam menos demanda reprimida nos órgãos de saúde pública, e produzem muito mais para si e para a coletividade. Devemos lutar por essa causa!

Nestor F. Fidelis.

Prioridade

O tratamento das doenças emocionais pelo SUS O tratamento das doenças emocionais pelo SUS

Prioridades

Conheça nossas PRIORIDADES

NOSSAS PRIORIDADES

Apoio aos Municípios

Venho de uma formação idealística, acadêmica e profissional que me levaram a ser um amante e defensor do municipalismo como meio de se alcançar o desenvolvimento, o progresso das cidades...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

O tratamento das doenças emocionais pelo SUS

No ano de 2016 o portal jornalístico na internet Veja.com apresentou uma matéria interessante sobre uma questão comportamental e muito trabalhada por diversas religiões, sob o enfoque da científico-moderno, merecendo, por...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Uma nova educação

Do mesmo modo como atualmente, no Brasil da pandemia, percebeu-se que o SUS é fundamental para a manutenção da vida e da saúde das pessoas, é urgente reconhecer que a...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Agricultura Familiar e Regularização Fundiária em Parceria com Municípios e a Faixa de Fronteira

É muito bom saber que Mato Grosso lidera o crescimento do produto interno bruto brasileiro, alavancado pelo agronegócio, ao mesmo tempo em que lamentamos o fato de isso ainda não...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Gestantes e bebês: saúde e cuidados

Existe um elevadíssimo número de óbitos de mulheres gestantes em Mato Grosso. A maioria dessas mortes decorrem de doenças facilmente detectáveis e que, com tratamento adequado, são plenamente evitáveis. Com um...

Mais detalhes

Atividades

Confira nossa agenda de trabalho

Sobre o Nestor Fidelis

Família, formação, esporte, carreira, opniões e muito mais...

Últimas do Blog

Confira as últimas publicações no nosso blog

Depoimentos

NESTOR FIDELIS

Fale com o Nestor! Será uma satisfação ajudar...

Envie assuntos ou demandas de sua Região, Cidade ou Bairro localizados em Mato Grosso, Brasil.