Menores infratores agridem agentes e fazem motim em unidade de Cuiabá
Adolescentes do Centro Socioeducativo de Cuiabá, antigo Complexo do Pomeri, fizeram um motim na tarde desta quarta-feira (11). Na confusão, que começou porque nove internos seriam punidos por descumprir normas, um adolescente ficou ferido e dois agentes orientadores foram agredidos. O grupo de adolescentes também queimou colchões em uma das alas, sendo necessário acionar o Corpo de Bombeiros.
O secretário-adjunto de Justiça e Direitos Humanos do Estado (Sejudh), Nestor Fidelis, disse em entrevista ao G1 que o adolescente ferido foi encaminhado para o Pronto-Socorro de Cuiabá e não corre riscos. Ele contou que o menor estava com uma arma artesanal e durante o motim teria sofrido um corte na mão. “Ele estava com um chuço [objeto de perfuração] escondido e se feriu”, declarou. Já os dois agentes que tentaram conter a confusão, segundo Fidelis, levaram socos e pontapés dos adolescentes. Posteriormente realizaram exame de corpo de delito.
Ao menos 14 menores infratores da ala masculina se envolveram no motim e queimaram colchões em dois quartos. Os bombeiros conseguiram conter as chamas e o secretário-adjunto frisou que a situação não resultou em problemas estruturais. Dessa forma, os adolescentes vão permanecer nesses quartos.
Atualmente o Centro Socioeducativo abriga 65 menores infratores. Na última semana, um grupo de nove adolescentes também agrediu um servidor e, por conta disso, seria punido. “Eles foram informados na tarde de hoje que deveriam ficar dentro dos quartos pelo período de 10 dias, como forma de punição, e se revoltaram. Agrediram os servidores”, relatou Nestor Fidélis.