Sejudh realiza seminário sobre drogas e paz em Matupá
Os municípios do norte do Estado estiveram reunidos hoje em Matupá para conhecer as politicas sobre drogas no Seminário Regional Sobre Drogas e Paz, que contou com a participação de representantes dos municípios de Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena, Novo Mundo, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
O seminário tratou deste assunto que é tão recorrente em todo pais as Drogas, com diversas palestras como “Evolução de Políticas sobre Drogas, Porque as pessoas usam drogas, Ensino da Prevenção na escolas públicas e ainda cultura e paz.
O evento teve como palestrante: Francisco Anis Faiad, Advogado, Antônio Padilha de Carvalho, Advogado, Professor de Direto e Escritor de Livros sobre prevenção às Drogas, Marcos Antonio Julkovski, Assistente Social – COESD, Marisa Marcela Minas, Psicóloga, Professora e Servidora da SEDUC/MT, Néio Lúcio Monteiro Lima, Gerente de Prevenção e Municipalização da COESD.
O Seminário abordou a implantação e aperfeiçoamento das políticas nacionais sobre o setor, entre outros assuntos. Os participantes discutiram as questões sobre as drogas na região, como repressão, prevenção e tratamento, e ainda trabalhou com autoridades e pesquisadores as causas que impedem a vida em sociedade.
O secretário-adjunto de Justiça, Nestor Fidelis, destacou que este foi o sexto seminário de um total de 15, com objetivo de informar e orientar os participantes em relação às políticas sobre drogas e quanto à necessidade de implantação da cultura de paz. "Nestes encontros, colhemos sugestões para as ações de prevenção, foco principal de nossas atividades, considerando-se que todo investimento bem aplicado em prevenção é uma garantia de diminuição da demanda de tratamento", explicou.