TCE reconhece que Câmara tinha direito à suplementação

TCE reconhece que Câmara tinha direito à suplementação

Após celeuma que levou à suspensão pela Justiça do repasse da prefeitura de Cuiabá de suplementação de R$ 6,7 milhões à Câmara Municipal, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), por meio de decisão do Conselheiro Interino Luiz Carlos Pereira da Costa, reconheceu o direito do Legislativo.

A falta do repasse gerou em 2017 reação do Legislativo, que demitiu aproxiamdamente 460 servidores sob alegação de falta de recursos em caixa. 

Na quinta-feira (17) foi publicada a decisão no Diário Oficial de Contas, nº 1361, arquivando o pedido que impediu o repasse, desta forma confirmando que a suplementação, direito garantido por lei orçamentária, não era irregular. 

A Câmara ressalta nesta sexta-feira (18) que "como os demais poderes, cobre suas despesas com o duodécimo repassado pelo Poder Executivo, que é quem arrecada através de impostos, taxas e outros encargos, formando o erário".

O então procurador-geral do Município, advogado Nestor Fidélis, publicou no site folhamax.com.br, artigo intitulado: Suplementação à Câmara de Cuiabá – Prevaleceu a Verdade!.

No texto ele traz a confirmação reconhecida pelo TCE, tendo em vista decisão do Conselheiro  que recomenda a “extinção do processo” e o “arquivamento dos autos”.

O conselheiro acatou a argumentação do então Procurador em defesa da Prefeitura e da Câmara que explicou que a alteração orçamentária por créditos adicionais (especial, suplementar e extraordinário) não dependem de lei específica. Diferentes são o remanejamento, a transferência e a transposição de recursos, que dependem de lei específica.

A Câmara pontua que "fez solicitação de suplementação de recursos, que não exige lei específica e, portanto, poderia ser autorizada por simples medida administrativa do prefeito".

A negativa do prefeito obedeceu a pelo menos duas ações impetradas na justiça, uma delas por um vereador, que assinalava ilegalidade na medida.

O Legislativo alega que "a suplementação pleiteada era pra cobrir custos da Câmara cuja diferença a menor no orçamento havia sido detectada no começo do ano de 2017. Foi para suprir suas necessidades, que a Câmara fez solicitação do repasse de R$ 6.725.075,95, valor ao qual tinha direito em razão da LOA – Lei Orçamentária Anual, ter subestimado a arrecadação do município".

Nos parágrafos finais do artigo, o então procurador, advogado Nestor Fidélis, lembrou o estranho clima que se formou em razão da suplementação pleiteada pela Câmara.

“Muito se falou, quando da concessão da medida cautelar sem ouvir a parte contrária (Poderes Executivo e Legislativo de Cuiabá), que o famigerado “decreto de suplementação” tinha por escopo a “compra de apoio político” do prefeito em relação aos membros da Câmara Municipal, quando, em verdade, não havia nada de irregular na medida.”

Fidélis finalizou acrescentando que “se aproveitaram da situação para atacar e garantir espaço nos noticiários, mesmo sabendo que desde maio de 2017 a Câmara já pleiteava a justa suplementação”. (Com informações Câmara).

Autor(es): Da Redação - FocoCidade
Fonte: http://fococidade.com.br/materia/26497/tce-reconhece-que-camara-tinha-direito-a-suplementacao
COMPARTILHAR

Últimas do Blog

Confira as últimas publicações no nosso blog

Depoimentos

Prioridades

Conheça nossas PRIORIDADES

NOSSAS PRIORIDADES

Apoio aos Municípios

Venho de uma formação idealística, acadêmica e profissional que me levaram a ser um amante e defensor do municipalismo como meio de se alcançar o desenvolvimento, o progresso das cidades...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

O tratamento das doenças emocionais pelo SUS

No ano de 2016 o portal jornalístico na internet Veja.com apresentou uma matéria interessante sobre uma questão comportamental e muito trabalhada por diversas religiões, sob o enfoque da científico-moderno, merecendo, por...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Uma nova educação

Do mesmo modo como atualmente, no Brasil da pandemia, percebeu-se que o SUS é fundamental para a manutenção da vida e da saúde das pessoas, é urgente reconhecer que a...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Agricultura Familiar e Regularização Fundiária em Parceria com Municípios e a Faixa de Fronteira

É muito bom saber que Mato Grosso lidera o crescimento do produto interno bruto brasileiro, alavancado pelo agronegócio, ao mesmo tempo em que lamentamos o fato de isso ainda não...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Gestantes e bebês: saúde e cuidados

Existe um elevadíssimo número de óbitos de mulheres gestantes em Mato Grosso. A maioria dessas mortes decorrem de doenças facilmente detectáveis e que, com tratamento adequado, são plenamente evitáveis. Com um...

Mais detalhes

Atividades

Confira nossa agenda de trabalho

Sobre o Nestor Fidelis

Família, formação, esporte, carreira, opniões e muito mais...

NESTOR FIDELIS

Fale com o Nestor! Será uma satisfação ajudar...

Envie assuntos ou demandas de sua Região, Cidade ou Bairro localizados em Mato Grosso, Brasil.