1º ESCALÃO: Emanuel confirma vereador, defensor, professora e 2 advogados como secretários em Cuiabá
O prefeito eleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), acaba de anunciar mais cinco secretários para compor a gestão que se inicia no próximo dia 1º de janeiro. Como anunciado pelo FOLHAMAX, o vereador Vinicyus Correa Hugueney (PP) para assumir a pasta do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.
Emanuel também anunciou a professora Mabel Strobel Moreira da Silva na Secretaria de Educação. O defensor-público geral do Estado, Djalma Sabo Mendes, que deixa o comando do órgão no final do ano, irá ocupar a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária.
O novo Procurador Geral do Município será o advogado Nestor Fidélis, coordenador jurídico da campanha do peemedebista. Já para a Controladoria Geral, foi confirmado o advogado Marcus Antônio de Souza Brito.
Emanuel justificou a escolha de Vinycius como uma forma de contemplar o PP, que prestou apoio importante na campanha. Ele citou, inclusive, o empenho do deputado federal Ezequiel Fonseca e do secretário de Política Agrícola, Neri Geller, no pleito.
Porém, enfatizou que o vereador eleito já atuou na pasta e tem experiência para desempenhar um bom trabalho. “Com 26 anos, é um jovem dinâmico e empreendedor, que já atuou na pasta em 2015 como secretário adjunto e conhece perfeitamente o funcionamento do setor”, destacou.
Já a nova secretária de Educação, Mabel Strobel Moreira da Silva, também atende aos critérios técnico e político que o prefeito eleito pretende implantar na capital. Mabel é filiada ao PSC, partido que tem um deputado estadual, um federal e 2 vereadores eleitos.
A nova secretária é pedagoga, com várias especializações, além de já ter desempenhado a função nas cidades de Barão de Melgaço e Chapada dos Guimarães. “Uma pessoa competente e comprometida que nos auxiliará nesta tão importante pasta”, pontuou Pinheiro.
A indicação do atual defensor-geral do Estado, Djalma Sabo Mendes, para a Secretaira de Habitação é pessoal do prefeito. Ele destacou que a Defensoria Pública tem um núcleo voltado para regularização fundiária, e que Djalma presta relevantes serviços neste setor.
“Enquanto deputado estadual pude estabelecer uma parceria com Djalma na Defensoria para resolver várias situações pendentes de regularização fundiária na Baixada Cuiabana. A Defensoria Pública é a instituição que advoga para os pobres e hipossuficientes, que atua em defesa daqueles que mais precisam”, explicou.
Emanuel também destacou o currículo do novo procurador-geral do município, Nestor Fidélis. Ele tem três especializações em Direito Público e foi coordenador jurídico por 10 anos na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e já advogou para várias cidades e prefeitos.
“É uma indicação pessoal. Nestor é paulistano, mas reside em Cuiabá desde 1983. Aqui se formou e constituiu família. Sua experiência e lealdade serão de grande valia para realizarmos uma gestão inovadora e eficiente, mas dentro da legalidade e da constitucionalidade”, justificou.
O novo Controlador Geral do Município, Marcus Brito, é formado em Direito com especialização em Direito Eleitoral e Improbidade Administrativa e pós-graduado em Controladoria. Foi servidor do Tribunal de Justiça de Mato Grosso de 1986 a 2011, é professor de Direito Civil e advogado atuante. Trata-se também de uma escolha pessoal. “Uma pasta fundamental para a realização de uma gestão honesta e eficiente. O combate à corrupção deve ser feito inicialmente dentro da própria gestão pelo sistema de controle interno da CGM”, analisou o prefeito eleito.
Emanuel afirmou que deve anunciar outros já nomes neste sábado. Ele deve fechar a equipe no início da semana e apresentar a equipe de secretários antes da posse. “A todos eles eu desejo sorte e sucesso nas respectivas funções que passarão a desempenhar a partir de janeiro de 2017. Vamos juntos construir uma administração focada no ser humano e na resolução dos problemas da nossa cidade, com humildade, perseverança e dedicação para servir nossa população”.
Com mais estas confirmações, já são 13 os secretários anunciados para a próxima gestão.
Os demais nomes são: Juares Samaniego, na pasta de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano; José Roberto Amador, na Comunicação Social; Carlos Roberto da Costa “Nezinho”, na Secretaria de Governo; Rafael de Oliveira Cotrim Dias, na Gestão; e Antônio Roberto Possas de Carvalho, na Fazenda, Vanderlúcio Rodrigues da Silva, que ocupará a Secretaria Municipal de Obras Públicas; Singlair Ciekalski de Musis, para a pasta de Desenvolvimento Humano; e Antenor Figueiredo Neto, para a Secretaria de Mobilidade Urbana.