Coesd viabiliza arrecadação R$ 1,3 milhões em 2014
Em uma tarde ensolarada, no Hotel Roari, na avenida gal. Valle, um grupo de caçadores de leilões entra em uma sala lotada de possíveis compradores, e em questão de minutos começarão a serem encerradas as ofertas pelos 39 veículos apreendidos pela União no enfrentamento as drogas.
Adilto Pereira, 48, comerciante é um desses caçadores de leilões. Ele vai a todos nos quais os leiloeiros o chamam. “Não sei não, se (todos presentes) vieram para olhar ou para comprar, os preços já estão salgados”, declara preocupado. Já o seu colega Rogério Correia, participou do último leião da Coesd,”Só naquele levei sete carros”, conta orgulhoso.
O leilão é realizado pela Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas (Senad), por meio da Coordenadoria de Políticas sobre Drogas de Mato Grosso (Coesd), que por sua vez é ligada a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh-MT). O valor é destinado ao fundo nacional antidrogas que, posteriormente, 80% retorna ao fundo estadual.
Após quatro ano sem leilões, o secretário adjunto de Justiça, Nestor Fidélis, destaca a arrecadação dos três eventos realizados em 2014. “Mais de R$ 1 milhão é a nossa expectativa de arrecadação total nesse ano com essas atividades”, projeta. Ainda segundo o secretário, neste leilão há uma nova característica: a hibridização virtual e presencial. Ao mesmo tempo em que lances poderiam ser concomitantemente pelo site superbidjudicial.com.br e presencialmente.
Na ocasião o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conesd) entregou certificados de reconhecimento de valorização da vida do Ministério da Justiça ao grupo Cena 11 – que atua junto as comunidades terapêuticas, ao escritor e palestrante sobre prevenção as drogas , Antônio Padilha, ao vereador e radialista cacerense, Edmilson Tavares e ao Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).
“Temos que acreditar que a prevenção às drogas, que é trabalho do município é o melhor caminho”, ressalta o vereador homenageado, que também a lei de sua autoria sobre “noções de prevenções as drogas” reconhecido nacionalmente pela União de Vereadores do Brasil (UVB). Estiveram igualmente presentes o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luis Antonio Pôssas de Carvalho e a leiloeira oficial do Estado de Mato Grosso, Poliana Mikejevs.