Comissão de Política sobre Drogas da OABMT recebe moção de aplauso

Comissão de Política sobre Drogas da OABMT recebe moção de aplauso
O presidente da Comissão de Políticas sobre Drogas da OABMT, Nestor Fidelis, recebeu moção de aplauso em sessão extraordinária em homenagem aos 15 anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência no Estado (Proerd), nesta segunda-feira (13 de julho), na Assembleia Legislativa. O advogado considerou a honraria uma forma de reconhecimento do parlamento estadual em relação a mais uma atividade de cunho jurídico-social da Ordem.

 

    “Ao longo dos anos, a OABMT tem contribuído com a construção e aplicação das políticas sobre drogas e, a partir da criação da comissão específica, passou a lidar mais diretamente com ações legais e também com a prevenção, o fomento a discussão e a adequação das medidas de tratamento para usuários de drogas e dependentes químicos”, pontuou. 

 

    Nestor Fidelis consignou que o Proerd é um programa exemplar em prevenção, “parceiro da OABMT que estará conosco não somente na capital, mas também nas ações de esclarecimentos, informações e na realização prática (e não apenas teórica) da melhoria de ações de prevenção, educação, repressão, defesa da fronteira, tratamento e outros”.

 

    O evento contou as participações de autoridades políticas, civis e militares e de toda a família proerdiana. Na abertura, o deputado Sebastião Rezende disse que “a homenagem da Assembleia Legislativa é um reconhecimento ás pessoas que de forma determinante contribuem para o Proerd crescer e se fortalecer em Mato Grosso”. 

 

    O deputado federal Vitório Galli fez um compromisso de, em se efetivando a lei 10.008 que criou a Fundação Educacional de Resistência às Drogas até o final deste ano, ele enviará emenda no valor de R$ 500 mil, “para que o Proerd possa ir avante levando a mensagem de esperanças“.   

 

    O secretário de direitos humanos, Marcio Dorilêo citou que 70% dos jovens em conflito com a lei são oriundos de lares desestruturados e que mais de 70% são cooptados pelas drogas. Para ela, “as drogas causam desestruturação porque ataca as famílias e o Proerd imprime o espírito de enfrentamento através da informação e persuasão dos jovens. É esse o caminho que vai nos assegurar a criar nossos filhos com mais segurança”.

 

O Proerd

 

    O programa teve origem nos Estados Unidos, na cidade de Los Angeles, em 1883, com o nome D.O.R.E a partir de pesquisas realizadas por pedagogos que perceberam a necessidade de orientar as crianças sobre drogas e violência, em função dos males que elas causam. No Brasil, o Proerd começou a ser aplicado nas escolas no ano de 1992, primeiramente no Rio de Janeiro. Em Mato Grosso o Proerd foi criado pelo Decreto Governamental 5.651 de 2013, mas já estava em operacionalização há 2 anos, desde o ano 2000. O programa tem como lema: “pode-se combater o uso de droga através da Educação”.

 

    O programa é desenvolvido por militares dentro da rede pública de ensino de Mato Grosso e reúne educandos, educadores e os pais. Ele presta orientação sobre as drogas e os efeitos danosos que o seu uso pode causar, identifica as principais fontes de pressões sociais, e mostrar alternativas, não violentas, de lidar com a raiva e os desentendimentos. O programa tem um material didático de apoio, composto de lições que abordam fatos sobre as drogas, noções de cidadania, técnica para se resistir às pressões dos colegas e da mídia para o uso de drogas, combate à violência, maneira de se lidar com o estresse, promoção da autoestima, tomada de decisão e valorização à vida.

 

    O coordenador do Proerd, Jacques Lopes da Cunha informou que o programa atendeu ao longo destes 15 anos um total de 275 mil alunos em Mato Grosso em 75 municípios. Para ser professor do Proerd o militar passa por duas etapas seletivas, a primeira com pedagogos, psicólogos e com o próprio coordenador do programa, e depois, sendo selecionado, passa por um curso preparatório de 120 horas/aulas. Entre as exigências, além da formação, deve ser profissional ilibado e pessoalmente não pode ter nenhuma dependência química.

 

 

(Com informações da Assembleia Legislativa)

 

 

Assessoria de Imprensa OAB/MT

imprensaoabmt@gmail.com

(65) 3613-0928/0929

www.twitter.com.br/oabmt

www.facebook.com.br/oabmt

www.facebook.com.br/oabmatogrosso

Autor(es): OAB/MT
Fonte: https://www.oabmt.org.br/noticia/11532/comissao-de-politica-sobre-drogas-da-oabmt-recebe-mocao-de-aplauso
COMPARTILHAR

Últimas do Blog

Confira as últimas publicações no nosso blog

Depoimentos

Prioridades

Conheça nossas PRIORIDADES

NOSSAS PRIORIDADES

Apoio aos Municípios

Venho de uma formação idealística, acadêmica e profissional que me levaram a ser um amante e defensor do municipalismo como meio de se alcançar o desenvolvimento, o progresso das cidades...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

O tratamento das doenças emocionais pelo SUS

No ano de 2016 o portal jornalístico na internet Veja.com apresentou uma matéria interessante sobre uma questão comportamental e muito trabalhada por diversas religiões, sob o enfoque da científico-moderno, merecendo, por...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Uma nova educação

Do mesmo modo como atualmente, no Brasil da pandemia, percebeu-se que o SUS é fundamental para a manutenção da vida e da saúde das pessoas, é urgente reconhecer que a...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Agricultura Familiar e Regularização Fundiária em Parceria com Municípios e a Faixa de Fronteira

É muito bom saber que Mato Grosso lidera o crescimento do produto interno bruto brasileiro, alavancado pelo agronegócio, ao mesmo tempo em que lamentamos o fato de isso ainda não...

Mais detalhes
NOSSAS PRIORIDADES

Gestantes e bebês: saúde e cuidados

Existe um elevadíssimo número de óbitos de mulheres gestantes em Mato Grosso. A maioria dessas mortes decorrem de doenças facilmente detectáveis e que, com tratamento adequado, são plenamente evitáveis. Com um...

Mais detalhes

Atividades

Confira nossa agenda de trabalho

Sobre o Nestor Fidelis

Família, formação, esporte, carreira, opniões e muito mais...

NESTOR FIDELIS

Fale com o Nestor! Será uma satisfação ajudar...

Envie assuntos ou demandas de sua Região, Cidade ou Bairro localizados em Mato Grosso, Brasil.