Seminário em Juína discute repressão, prevenção e tratamento
A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/MT) e o Conselho Municipal de políticas sobre drogas para todos os municípios da Região do Vale do Juruena de Mato Grosso realizam nesta sexta (01.11), durante todo o dia, o segundo “Seminário Regional sobre Drogas e Paz”, em Juína, (725 km a Oeste de Cuiabá). O evento discute, em cada uma das 15 regiões do estado questões sobre as drogas, como repressão, prevenção e tratamento, e ainda trabalha com autoridades e pesquisadores as causas que impedem de viver numa sociedade com a paz efetiva ouvindo, refletindo e sugerindo posturas individuais e coletivas.
O seminário se compõe de de palestras, espaço para apresentação de trabalhos e experiências. O secretário-adjunto de Justiça, Nestor Fernandes Fidelis, destaca a importância das politicas públicas sobre drogas, e a participação da sociedade. Este é o segundo seminário, de um total de 15.
“Somente com a sociedade assumindo o seu compromisso e responsabilidade será possível vencer esta situação que é o mal do século. Enquanto as pessoas ficaremlhando de fora, pensando que nunca vai acontecer com ele, criticando muitas vezes as politicas que nem conhece, a situação não muda", disse. Omotivo maiior é informar e orientar os participantes em relação às políticas sobre drogas e quanto à necessidade de implantação da cultura de paz. "Nestes encontros, colhemos sugestões para as ações de prevenção, foco principal de nossas atividades, considerando-se que todo investimento bem aplicado em prevenção é uma garantia de diminuição da demanda de tratamento.” disse Nestor.
O prefeito de Juina, Hermes Bergamin, falou da importância do seminário na cidade e das ações desenvolvidas na sua gestão “Muito importante este seminário aqui em Juína, tendo nossa cidade como polo, pois precisamos nos unir cada vez mais para enfrentar e poder chegar a objetivos mais concretos. Junto com a sociedade sendo parceira ficando atenta. Estamos intensificando a fiscalização nos locais onde se tem noticias da venda de drogas, e cada vez atacar mais a situação e não jogando ela para baixo do tapete”.
Para o presidente do Conselho Municipal de Politicas Sobre Drogas, vereador Daniel Honorato, as politicas aplicadas no município estão avançando gradativamente. “Este seminário é o ponta pé inicial do conselho, e de muitas ações que estamos desenvolvendo por aqui. O envolvimento da Sejudh diretamente nas ações, faz toda a diferença. Pois se abre para a problemática da droga que por aqui o índice é muito alto, a dependência já chegou até nas aldeias indígenas, então temos que intensificar os trabalhos de prevenção e combate”.
No período da manhã logo após a abertura oficial teve apresentação de teatro do grupo Associação Projeto Ensinando Jesus na Escola, APEJE, e de um grupo de recuperandos da Comunidade terapêutica Desafio Jovem Ebenezer. Em seguida uma fala do pastor Ademi Gomes Paiva explicando as ações da comunidade terapêutica e a palestra “Ensino da Prevenção nas Escolas Públicas”, Marisa Marcela Minas, Psicóloga, Professora e Servidora da SEDUC/MT.
Programação da tarde
14h – Palestra: “Alcoolismo, Consequências Sociais e Tratamento”, Nestor Fernandes Fidelis, Secretário Adjunto de Justiça e Presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas
15h15 – “Polícia Comunitária frente à Violência”, Cel. Clarindo Alves de Castro, Sec. Adjunto de Administração Penitenciária/SEJUDH
16h30 – intervalo
16h15 - Palestra: “Reflexos das Drogas nas Famílias e Implantação da Cultura de Paz”, Néio Lúcio Monteiro Lima, Gerente de Prevenção e Municipalizaçãoda COESD/SEJUDH/MT
17h30 – Perguntas e Respostas
18h – Encerramento com entrega de certificado.
Endereço: Cefrapo - Rua Reinoldo Post s/n Módulo 4
Centro, Juina - MT.