O projeto social da Polícia Judiciária Civil, “De Bem Com a Vida”, participou de uma audiência pública realizada na manhã de segunda-feira (28.09), na Câmara Municipal de Vereadores de Cáceres (225 km a Oeste). O evento foi promovido pela Comissão de Políticas sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT), para abordar o tema “A OABMT e as Políticas sobre drogas – a proteção aérea, hidrográfica e terrestre da fronteira do Brasil”.
O evento foi conduzido pelo presidente da comissão, Nestor Fidelis, e contou com a participação de diversas instituições e sociedade.
Na audiência pública, o gerente do De Bem Com a Vida e investigador, Ademar Torres, apresentou as ocorrências registradas no sistema da Polícia Civil, envolvendo o consumo de bebidas alcoólicas nos anos de 2012, 2013, 2014, e até agosto de 2015. Os dados apontam a bebida alcoólica como a droga mais consumida no Estado de Mato Grosso, e a responsável pelos maiores índices de problemas decorrentes do consumo.
“Os dados existentes em Mato Grosso são epidemiológicos e sugerem que as ações preventivas devam iniciar em idades cada vez mais precoces, com ênfase em drogas lícitas como bebidas alcoólicas. Pela projeção teremos um número ainda maior de ocorrências no ano de 2015. Temos que agir rápido, para evitar os fatores de risco sociais e econômicos que favorecem a oferta e o consumo desta droga”, destacou.
Para o presidente da comissão da Ordem dos Advogados, Nestor Fidelis, a OAB-MT visa somar esforços e contribuir com a causa. “Seria ideal que o terceiro setor não precisasse atender pessoas envolvidas com as drogas, ficando esse serviço a cargo apenas do setor público. Infelizmente, não é o que ocorre. Nosso Estado é o que mais apreende drogas e o número não para de crescer”, disse.
O representante da OAB destacou ainda a necessidade de trabalhar a prevenção, e não apenas na repressão. “A bebida alcoólica é a droga que mais mata no trânsito. É preciso atenção para a realização das chamadas festas 'open bar'. Hoje o que prevalece são festas regadas a bebidas, bem como a publicidade perversa destinada, sobretudo aos jovens”, disse.
Após a apresentação do projeto “De Bem Com a Vida”, foi realizado o debate com as demais instituições presentes, Com os apontamentos feitos no encontro, serão propostas novas ideias e ações para serem colocadas em prática no combate às drogas.