Acesso cada vez mais fácil faz crescer o número de usuários de drogas
A Semana Estadual de Prevenção às Drogas foi encerrada na manhã dessa quarta-feira, no auditório do Paço Municipal. Conselho Municipal Antidrogas, pastoral da Sobriedade, Secretaria Municipal de Segurança Pública, Proerd, Secretaria Municipal de Educação e Secretaria de Ação Social e entidades ligadas aos jovens e adolescentes, participaram do encerramento, que contou com a presença do Secretario Adjunto de Segurança do estado Nestor Fidelis e do palestrante especialmente convidado para o evento Maurício Landre que é assistente social e especialista em dependência química.
O secretário de Estado comemorou a expansão dos Conselhos Municipais, que ganhou dois novos municípios nos últimos meses. Hoje em Mato Grosso temos nove Conselhos e nossa meta é até março de 2014 fechar com 60 Conselhos Municipais. Esse crescimento é fruto de um trabalho como o de Rondonópolis que hoje serve de exemplo para outras cidades. É assim que buscamos minimizar a questão das drogas no Estado, disse Fidélis.
O palestrante Maurício Landre frisou a necessidade de manter todas as instituições e entidades ligadas ao controle das drogas, unidos. Numa cidade como Rondonópolis o que não pode acontecer é a disputa de paternidade nos projetos e trabalhos específicos. A questão deve sim envolver a todos, como saúde, segurança, educação, ação social e todos os órgãos constituídos e mais a sociedade, porque hoje a droga é considerada o mal do século. O acesso está cada vez mais fácil e barato, por isso é preocupante o crescimento do número de novos usuários, disse preocupado Maurício Landre, lembrando que os maiores entraves para o controle do problema estão na estrutura e na continuidade dos programas a cada troca de administração.
Cleusa Diniz, presidente do Conselho Municipal Antidrogas, falou que a meta agora é unir forças, inclusive com os parceiros, como as Polícias Civil, Militar e Federal, além das instituições e entidades organizadas.
A coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas Sargento Alice Soares dos Santos, avaliou como positiva a ação do Proerd durante a semana. Nós saímos às ruas com blitz educativa, caminhada de prevenção, feira e campanha especial contra o tabaco, que pode ser a porta de entrada para as drogas. A campanha Troque a Nicotina por uma Vitamina levou os estudantes que fazem parte do Proerd para o centro da cidade, onde eles ofereciam uma fruta aos fumantes, para que trocassem realmente o cigarro pela saúde. O trabalho foi gratificante e muito positivo, contou a coordenadora.
O palestrante Maurício Landre deve voltar a Rondonópolis no mês de julho para coordenar um curso sobre controle e combate às drogas.