Sejudh divulga resultado de Taf para o 1º- Curso de Intervenção e Controle em Ambiente Socioeducativo
Entre os dias 28 e 29 de julho a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos por meio da Superintendência do Sistema
Socioeducativo realizou o Teste de Aptidão Física
para o 1º- Curso de Intervenção e Controle em Ambiente Socioeducativo(CICASE).
O objetivo do curso é capacitar os servidores para quando necessário intervir em situações que fogem ao cotidiano da unidade, e com isso antecipando as causas e minimizando os efeitos de um possível evento, que possa colocar em risco a vida dos adolescentes e dos servidores.
O Curso foi elaborado de maneira que atende as especificações da legislação vigente Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) e Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE) e foi ministrado por agentes do Setor de Operações Especiais (SOE).
Para o secretário adjunto de Justiça Nestor Fidelis este teste vem atender as necessidades de segurança nas unidades do socioeducativo "Aprovamos um plano de segurança, visando a integridade física dos agentes e dos próprios adolescentes em medida de internação. Foi publicado um edital e diversos agentes socioeducadores se inscreveram para a capacitação, que resultará na formação de um grupo que somente agirá em situações excepcionais, com uso progressivo da força e com instrumentos que tem por objetivo diminuir riscos e agressões. Existe toda uma formação diferenciada em relação à atuação policial ou àquela utilizada no sistema penitenciário".